Bárbara Aviz, 31 anos, Catarinense, fotógrafa de família e especializada em fotografia de parto, membro do diretório Inspiration Photographers. Com sua galeria de lindas fotos premiadas, atualmente é a fotógrafa mais premiada do estado de Santa Catarina pelo Inspiration na categoria Family, recentemente foi indicada ao Lente de Ouro 2017 nas categorias Fotógrafo do Ano de Familia e mais Premiados do Ano Fotografia de Família.

“Cada vez que fotografo um parto, tenho a total certeza da grandiosidade e plenitude de Deus e a gratidão toma conta do meu trabalho por eternizar o maior milagre da vida que acontece em frente aos meus olhos.”

 

Como entrou na fotografia ?
Uma das minhas primeira experiência com a fotografia e mais estimulante foi “FILMAR” SURF. Foi o meu primeiro contato com um mundo que me fez enxergar um mundo com outros olhos. Como disse um dia o filósofo Clóvis de Barros Filho, viver mal é não entender o seu papel no universo, pois a vida começa a valer a pena de verdade quando a gente descobre o exato lugar que nascemos para ocupar. Depois de aprender a filmar surf, foi aprender a fotografar e desde então não parei mais.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?
Ter a percepção do momento, antecipando e direcionando o olhar para o acontecimento. No meu entender, é o mais importante para uma boa fotografia. Sentir o que pode vir a acontecer, nada mais é que, carregar a fotografia dentro do CORAÇÃO. De nada adianta saber de toda a técnica, se não tiver a fotografia no coração.

 

Qual será o futuro da fotografia?
Eu acredito que o futuro da fotografia seja a documental. A fotografia é um leque aberto, com várias especializações. Mas no meu ponto de vista, a fotografia documental vem se destacando muito, são fotografias de uma grandeza que ressaltam a beleza da realidade. E as pessoas estão querendo eternizar esse cotidiano e de suas famílias, estão querendo se despir do convencional.

 

Como você lida com as críticas?
Lido muito bem com as críticas, desde que me façam sair da zona do conforto me abrindo os olhos para alinhar o que está de errado em meu trabalho, ou na minha vida. Caso não tem essa finalidade eu as descarto.

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
Sebastião Salgado, com toda certeza.

 

Você faz algum outro tipo de fotografia (vídeo) além da sua profissão ou pensa em fazer?
Uma coisa que me trazia paz e tranquila, era fotografar e filmar surf. Mas, hoje com taaaantos partos, é mais difícil tirar uns dias para fazer isso… Meu marido que o diga…hahahaha

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
Inspirar é o primeiro ato de todo ser que vive. Sem inspiração não há vida. Sem inspiração não há existência. A vida só é vivida quando há inspiração. E na vida são tantas pessoas, que me inspiram, uma delas é meu filho, que é o meu combustível. Além dele tem meu marido, meus pais, irmãos e minha sogra, são pessoas me inspiram diariamente. Já na carreira, tirando o mestre Sebastião Salgado, mas já dentro da fotografia de parto, Renato D’Paula foi um que me fez suspirar, vendo o seu trabalho.

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
Canon Mark II, e lente zoom 24/70mm f2.8 para partos.

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
Me mantenho atualizada com muuuita leitura, e cursos online. Por não ter tanta disponibilidade para frequentar palestras e workshops, por conta da agenda maluca e das caixinhas de surpresas dos partos. Outro recurso que sempre me ajuda é escutar podcasts frequentemente, enquanto estou dirigindo, pra poder usufruir da melhor forma possível desse tempo perdido.

 

O que você procura transmitir com as suas fotos?
Que nada, nadinha na vida, chega perto da emoção de receber um filho neste mundão de meu Deus. Que do jeitinho que chegamos neste mundão, sem nada, vamos embora também, apenas levaremos o que está no coração. Vivaaaaa a vida, pois ela é lindaaaaaa!

 

Você tem algum Hobbie ?
Tenho, acordar cedão, tomar um cafezão assistindo repetidamente Friends…huahauhauhauah Brincadeiras a parte, não tenho muito tempo para hobbies não, minha vida nos dois últimos anos, tem sido muito intensa nas maternidades. Tá ai, talvez um hobbie, seria fotografar partos, talvez? Por que não? hahahaha 😉

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
Qualquer lugar no mundo que minha família estivesse comigo. O que importa para mim desde sempre, não são os lugares perfeitos para se viver, mas as pessoas imperfeitas que habitam na minha vida. Já me sinto realizada por isso.

 

Um sonho realizado?
Meu filho.

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Muuuuito trabalho duro, mas a FÉ contribuiu para eu seguir em frente.

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
Continue a nadar Barbosa… hahahaha

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Paulo Coelho

 

Confira alguns trabalhos de Bárbara Aviz

 

5 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *