Bruna Figo, fotógrafo membro do diretório Inspiration Photographers. 

”É engraçado parar para pensar no que sou e no caminho árduo até chegar aqui. A fotografia me escolheu e me acolheu desde 2014 enchendo a minha vida de amor. Residente em Santos – SP, atuo retratando famílias com verdade e simplicidade. Desde 2016 tenho me especializado na fotografia da família e posso dizer com toda certeza que não poderia ter escolhido caminho melhor. É muito especial para mim conhecer as mais diversas histórias de amor e gerar memórias de momentos únicos vividos pelas famílias. Eu digo que pra mim a fotografia vai muito além do simples ato de fotografar, ela proporciona momentos de descoberta, conexão, resgate e amor.”

Como entrou na fotografia?

Eu entrei na fotografia na busca de um refúgio pessoal, fiz um curso de fotografia em São Paulo e desisti do setor financeiro da empresa em que trabalhava e voltei para Santos para me dedicar ao que eu tanto gosto que é fotografar.

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?

Para mim os componentes mais importantes para uma boa fotografia é o sentimento (seja ele qual for) e a verdade. A técnica todos podem ter, mas o que faz quem está olhando a fotografia sentir e se emocionar é muito mais do que técnica.

Qual será o futuro da fotografia?

O futuro da fotografia é o presente. Fotografia é atemporal, pode-se mudar a tecnologia, mas ela estará sempre viva.

Como você lida com as críticas?

Lido com as críticas de uma forma seletiva e ponderada, afinal não existe uma verdade absoluta, o que é existe são pontos de vista diferentes. O que agrega é potencializado e o que eu acho que não condiz comigo é apenas escutado.

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo ou videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?

Seria incrível poder fotografar com a Elizabeth Messina, a fotografia dela é uma poesia.

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?

Gosto de aceitar desafios além da fotografia que eu faço (como fotografar na feira uma mãe amamentando), e nesses desafios procuro mudar inclusive a edição. É algo transformador para mim.

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?

O que me inspira na minha vida é minha família, ela é a base da minha fotografia. A minha paixão e amor por eles transparece nas fotos. Quem me inspira na minha carreira é minha vó, difícil dizer que algum fotógrafo me inspira, eu sempre tento não olhar o trabalho de muitos colegas, para tentar encontrar o que de verdadeiro tem em mim. Busco isso através da minha velhinha rs.

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?

Eu uso uma Canon 6D com lente 24/105 em sua maioria. As vezes utilizo a 50mm 1.4

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?

Apesar de fotografar famílias, gestantes, bebês, eu gosto de fazer workshop de casamento em sua maioria. Neles eu consigo extrair um tanto de coisas diferentes para encaixar no que eu faço.

O que você procura transmitir com as suas fotos?

Procuro transmitir nas minhas fotos a verdade, seja ela qual for. Através delas eu quero que o fotografado daqui há alguns anos viaje no tempo, assim como eu faço com a minha caixa de memórias (Minhas fotografias de criança)

Você tem algum Hobbie?

O meu hobby hoje já foi o meu primeiro amor. Amo dançar (Dança de Rua)

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?

Eu viveria no Brasil, em Santos mesmo. Morro de medo de avião e esse sonho nunca passou pela minha cabeça hahaha.

Um sonho realizado?

Um sonho realizado é ver a minha vó e mãe orgulhosas do que sou hoje. É poder perceber que eu trabalho com o que eu amo.

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?

Todos os tombos que eu levei na vida me fizeram chegar onde estou hoje,. Sou grata por todas as vezes que eu fracassei, sem esses fracassos eu não teria mudado tanto e não teria alcançado meu estado feliz que estou hoje.

O que motivou você a se tornar parte do Inspiration Photographers e como sua participação no diretório ajudou na projeção do seu trabalho?

Quis me tornar membro do inspirantion por ser a associação mais respeitada que temos aqui. Por saber que grandes profissionais estão em busca da sua evolução assim como eu estão no diretório. Conforme as edições vão passando vamos nos atualizando com o que tem de melhor.

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?

Bruna, tenha calma! Daqui a 1 ano você vai entender como é ser feliz.

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.

Vamos nos amar, ter compaixão! Vamos entender as diferenças e emanar energias positivas. O tempo é muito curto para nos preocuparmos com besteiras e negatividade!

4 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *