Mônica Guimarães, fotógrafo membro do diretório Inspiration Photographers, consta em sua galeria lindas foto premiadas em Awards.

”Sou formada em Psicologia e gente é o meu ofício. Desde muito cedo gostava de observar, de entender os gestos das pessoas, como elas sorriem, como elas falam… e ao conhecer a Psicologia mais a fundo, passei a entender “os porquês” dos seus gestos, dos seus sorrisos, do que falam… Resolvi ser fotógrafa para acompanhar um outro processo de construção do ser humano, em momentos felizes, emocionantes, marcantes. Comecei fotografando os shows da minha irmã e das minhas amigas cantoras daqui de Alagoas, e aos poucos foram surgindo pedidos de propostas para diversos outros eventos. Aos poucos fiz carreira na área de fotografia de gestantes e parto (que faço até hoje), e em 2014 tive a oportunidade de fazer o meu primeiro casamento. Não parei mais. E espero não parar nem tão cedo!”

 

Como entrou na fotografia?

Fotografando os shows da minha irmã e amigas cantoras aqui da minha cidade, Maceió. A partir disso, surgiram as oportunidades na fotografia social.

 

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?

Estudo, entrega, compromisso, empatia e envolvimento. Com tudo isso, os equipamentos estão lá a sua disposição e o clique funciona.

 

 

Qual será o futuro da fotografia?

Não consigo imaginar. Mas gostaria de ver q a tecnologia pudesse estreitar ainda mais as relações entre as pessoas envolvidas numa foto.

 

 

Como você lida com as críticas?

Já foi mais incômodo. E acho que a frustração que vem disso é inevitável. Tudo que vc faz com vontade de acertar, achando que acertou, tende a ter uma expectativa alta do retorno positivo. Porém, essa sensação me gera, hj em dia, a necessidade de aprender a não errar, ou de avaliar até que ponto é realmente importante mudar.

 

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo ou videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?

Eu já tive a oportunidade de acompanhar de perto e fotografar com a Maíra Erlich, que admiro demais e foi uma experiência incrivel! Mas se eu pudesse voltar no tempo ia pedir uns conselhos ao Henri Cartier-Bresson.

 

 

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?

Tenho feito umas fotografias/gravuras para decoração. Mas por enquanto só decoram as paredes da minha casa!

 

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?

A minha mãe me inspira na minha vida e também como profissional. Ela é uma pessoa extremamente querida pelas pessoas com quem trabalha, dedicada a fazer tudo dar certo, focada em resultados, feliz com o trabalho que escolheu. Desde quando era menor pensava em ser como ela. Acho que estou indo pelo caminho certo. E na fotografia, a Maíra Erlich continua sendo minha inspiração. Por que o que ela faz vai além de ser fotografia de casamento. É algo eterno, delicioso de ver.

 

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?

2 Nikon d750, 35mm 1.4, 24mm 2.8, 85mm 1.8, 50mm 1.8 , tres flashs (2sb700 e um sb5000) Nikon

 

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?

Leio sempre as revistas especializadas, participo de cursos e eventos periodicamente e sempre tenho um livro novo pra ler (seja sobre tecnicas fotograficas, seja sobre assuntos que possam ampliar o meu olhar pra fotografia).

 

 

 

O que você procura transmitir com as suas fotos?

Verdade. Vontade de ir e voltar aquelas imagens várias vezes.

 

 

Você tem algum Hobbie?

Eu adoro escrever. Sobre tudo! Faço isso sem pretensão nenhuma de ser escritora, então é um hobbie sim.

 

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?

Santiago, no Chile.

 

 

Um sonho realizado?

Sou mãe! De dois! Esse sempre foi um plano de vida pra mim. E o realizo todos os dias!

 

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?

Estudo, entrega, compromisso, empatia e envolvimento. Reais, vividos diariamente, a cada saída para trabalhar.

 

 

O que motivou você a se tornar parte do Inspiration Photographers e como sua participação no diretório ajudou na projeção do seu trabalho?

Tem sido interessante observar o aumento do interesse das pessoas em especial por parte dos colegas fotógrafos. E eu qeria era saber como as fotos poderiam chegar nas pessoas, que tipo de impacto elas causariam, se seria igual ao que percebo quando meus clientes as recebem. Só tive uma foto que recebeu o selo do inspiration, mas ela marca a cabeça das pessoas. Elas sabem quem foi a fotografa, conhecem a noiva e o nome dela só por causa da foto. É bacana.

 

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?

Não seja tão medrosa, menina.

 

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.

Empatia é mais que se colocar no lugar do outro. Empatia não tem NADA A VER com você. Quando a gente entende isso, o processo acontece de forma REAL. Pensem nisso!

 

One Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *