Bruno Batuta, Videomaker e membro do diretório Inspiration Photographers, atualmente é o videomaker mais premiado do estado do Paraná pelo inspiration e recentemente foi indicado ao Lente de Ouro 2017 Revelação do ano Videomakers.

“Eu era a criança chata com uma camera, desde pequeno sabia que gostaria de trabalhar com isso. Meu pai sempre me incentivou. Muito cedo abri minha produtora, e depois de 8 anos já não era mais o tipo de vídeo que eu queria fazer. Quando comecei a empresa de filmes de casamentos, muito logo minha esposa entrou e deu o toque dela, agragando muito. Hoje na verdade, buscamos formas de desvincular meu nome hahaha”

 

 

Como entrou no Vídeo?
Trabalho com produção audiovisual desde adolescente. Estudei Cinema, e lá conheci a minha esposa, Leticia Mueller. Nos meus 20 anos abri uma produtora de vídeo chamada Filmbox, que atendia o mercado publicitário e corporativo, e ela ficou no mercado por 8 anos, eu estava insatisfeito com o que estava fazendo, não vendo mais sentido e descontente com minha profissão, só que não sei fazer mais nada, hahaha Sempre tive muito preconceito com o mercado de casamentos, mas uns amigos estavam precisando de freela e aceitei fazer… Me apaixonei 😀 Em pouco tempo fechei a Filmbox, abri a Bruno Batuta – Life Movies, e em pouco tempo minha esposa entrou também como sócia e parte da equipe. Essa transição acabou de comemorar um ano.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para um bom vídeo?
Antes de tudo, técnica. Saber o que está fazendo é primordial, só assim podemos galgar sermos vistos como profissionais. Sair da informalidade e buscar conhecimentos é muito importante. Na sequência, MUITO respeito. Existe uma clara diferença entre prestar um serviço para uma empresa e ser responsável pelo registro/memória de um momento marcante na vida de um casal e que envolve além de muito dinheiro, envolve sonhos. Em seguida, ser você mesmo… não ter medo de vender algo que acredita, sair da mesmice e ctrl c ctrl v do que se vê por aí. E finalmente se divertir MUITO, “it’s all about the fun”

 

Qual será o futuro do vídeo?
Acredito que cada vez mais, se busca a personalização, atendimento diferenciado e exclusivo. Existem muitas fatias nesse bolo, mas as mais saborosas vão estar disponíveis para quem se dedicar mesmo à profissão, buscando conhecimento não só comercial da área, conhecimento técnico, know how.

 

Como você lida com as críticas?
Elas são muito importantes. Meu pai me ensinou que sempre devemos ter um caixinha de pulgas e colocar algumas atrás da orelha com certa frequência. Se a critica que recebi, não vier me visitar no travesseiro ou não fizer minha pulga pular, deixo passar. Do contrário, vou buscar entender. A evolução só acontece quando encontramos algo de errado no que estamos fazendo.

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
Tenho muita vontade de filmar ao lado do Rafael Fontana e Gustavo Franco

 

Você faz algum outro tipo de vídeo além da sua profissão ou pensa em fazer? 
Faço vídeos de viagens, e ainda atendo alguns clientes antigos da minha empresa.

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
Na minha vida, o principal é meu pai Sempre disse que eu podia fazer o que quisesse desde que fosse de coração. Além dele, pessoas que não se preocupam em se adequar à algum padrão imposto somente para fazer parte de algo. No mercado de casamentos, os que lembro agora são Eduardo Bichinho, Guilherme Coelho, a Kika da Áries Filmes, Elton Sabatino, Cinemotion, e o motivo é o mesmo todos fazem o que acreditam, fazem com respeito, com amor e vejo eles como pessoas que saem um pouco da curva, não se prendem aos padrões do que se tem feito.

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
Para captação 2x a6300 – 1x a6500 – 1 RX10 kit de 9 lentes Kit de áudio DJI Mavic Acessórios como monopés, gimbals e etc Para Edição Final Cut X

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
Congressos, Workshops e Palestras relacionados ao mercado de casamento são muito bons e de extrema importância, porém… acabam dando mais um panorama de mercado e etc… E além disso, estou sempre fazendo cursos, workshops e treinamento com foco em produção audiovisual de uma maneira geral Acho muito importante conciliar as duas coisas.

 

O que você procura transmitir com seus vídeos?
A verdade do que aconteceu no dia Não faço videos para portfolio ou prêmios, isso é uma grata consequência Gosto de dizer que não filmo casamentos, é mais um olhar documental de um dia muito importante na vida de uma comunidade inteira, envolve mais que um casamento.

 

Você tem algum Hobbie?
Sou viciado em viagens.

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
Estados Unidos

 

Um sonho realizado?
Cada viagem que faço é um sonho que realizo

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Muita dedicação e compromisso Coração aberto e verdade e de novo Muito respeito ao trabalho que faço.

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
Continue andando sem se importar com o que os outros pensam e guarde dinheiro \o/ hahaha

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo

 

Confira esse lindo trabalho de Bruno Batuta

One Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *