Bruno Roas, fotógrafo e membro do diretório Inspiration Photographers, atualmente é o fotógrafo mais premiado do estado Espirito Santo pelo Inspiration, foi indicado ao Lente de Ouro – revelação do ano 2016 e conta com sua galeria cheia de prêmios, recentemente foi premiado na 4 edição do the best wedding e já esta concorrendo ao Lente de Ouro Casamento do Ano 2017.

Sou um cara que valoriza muito a família e amigos, estar perto de quem eu amo e me faz bem. A fotografia entrou na minha vida por acaso, mas não foi por acaso que ela permaneceu. O que era um hobby se tornou uma necessidade diária. Hoje já não consigo mais imaginar fazer outra coisa que não seja fotografar. Junto de minha esposa, acabei me encontrando profissionalmente na fotografia de casamentos. Viver de registrar os melhores momentos da vida das pessoas é algo muito bacana. Além disso, dividir todas as tarefas do dia com quem eu amo e tenho total afinidade (que é a minha esposa) acaba se tornando divertido.”

 

Como entrou na fotografia?
Comprei uma câmera apenas por hobby, porém após fazer um ensaio despretensioso de uma sobrinha, surgiram outros convites para ensaios e por último surgiu meu primeiro casamento, onde me encontrei profissionalmente. Trabalho junto de minha esposa, que era servidora publica e deixou a profissão para me ajudar a dar conta da demanda de trabalho. Hoje vivemos exclusivamente da fotografia de casamento.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?
Uma boa fotografia é aquela que além de cumprir os requisitos básicos (exposição e enquadramento), te faz parar por alguns instantes para admirá-la. Quando se trata da fotografia de pessoas, a direção é um componente muito importante a ser estudado. Para realizar uma fotografia interessante com pessoas é preciso saber aliar a “direção” somada a uma luz interessante (natural ou artificial) e uma boa composição.

 

Qual será o futuro da fotografia?
Eu acredito que embora a tecnologia avance, ela nunca substituirá o que há de humano, que é o que torna esta profissão tão bonita. A habilidade de emocionar as pessoas através de um momento congelado. Acredito que sempre haverá espaços para nós fotógrafos profissionais, porém é importante se atualizar e caminhar lado a lado ao avanço da tecnologia.

 

Como você lida com as críticas?
As criticas são fundamentais para por nosso trabalho a prova, nos força a fazermos uma auto análise. Se concordamos ou discordamos de uma crítica, o importante é que ela sempre faz a gente se mover.

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
Olha, atualmente existem muitos trabalhos que admiro. Mas a minha primeira inspiração na fotografia foi o Bruno Rosa, acho que seria interessante esta experiência de fotografar junto com ele.

 

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?
Atualmente trabalho apenas com casamentos, mas penso na possibilidade de fazer futuramente registros documentais de família.

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
A minha família me inspira a buscar melhorar como pessoa, a ser uma pessoa correta com meus deveres e me faz querer melhorar profissionalmente não apenas para uma realização profissional, mas também para poder supri-los materialmente no que precisarem.

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
Atualmente trabalho com câmeras fullframe da Nikon

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
Utilizo de todos este recursos: WS com profissionais com o qual me identifique com o trabalho, cursos online, congressos de fotografia. Mas até hoje o que mais mudou a minha fotografia foi o meu próprio esforço, estudando sozinho muitas vezes pela internet, testando, errando e errando até acertar, foi assim que aprendi a fotografar.

 

O que você procura transmitir com as suas fotos ?
Eu busco por emoções sinceras, quero que as pessoas sintam através da minha fotografia, aquele exato sentimento que presenciei no momento do click. Junto a isso, também curto uma fotografia mais artística e com cores vibrantes.

 

Você tem algum Hobbie ?
Sim, futebol é meu vício

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
Nunca pensei muito sobre isso, mas qualquer lugar ao lado de minhas esposa Milla eu estaria bem.

 

Um sonho realizado?
Viver de fotografia

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Persistência e determinação, buscando sempre me aperfeiçoar.

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
Cara, sei que parece difícil, a caminhada em alguns trechos será solitária, mas não desista. O que se conquista com o próprio esforço tem um sabor bem melhor. E você tem garra para seguir em frente.

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
A mensagem que deixo para as pessoas é para aproveitarem a vida ao máximo que puderem. Crie vínculos, faça novos amigos e alimente suas relações de vida. Nós fotógrafos buscamos eternizar os momentos, porém melhor do que registrar estes momentos é poder vivê-los e compartilhar bons sentimentos ao lado de quem amamos.

 

Confira alguns trabalhos de Bruno Roas

4 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *