Aline Evelin, natural de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, chamada Rolante. Fotógrafa membro do diretório Inspiration Photographers, conta com sua galeria cheia de lindas fotos premiadas e está no ranking dos mais premiados fotógrafos de casamento de 2017. Foi indicada ao Lente de Ouro 2017 e também em 2016 como fotógrafo do ano.

 

 

Como entrou na fotografia?
Foi por muita coincidência que consegui meu primeiro emprego com 16 anos no estúdio da Beth Esquinatti (que estava começando a se consolidar no mercado de fotografia social da região – o sonho dela na época era ser uma fotógrafa reconhecida na região que moramos). Nunca tive planos de qual profissão iria seguir, mas minha vida tomou novo rumo quando comecei a me apaixonar por edição, diagramação, e mais tarde por fotografia de casamento, que hoje movimenta a minha vida.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?
Eu acredito que luz e composição são essenciais para se ter uma boa fotografia, mas o que realmente diferencia um resultado mediano de um ótimo resultado seja ter um momento decisivo no click, e além disso, algo para comunicar. Também acredito que a pós produção represente um fator muito relevante para se ter uma fotografia completa, pois auxilia a enfatizar o assunto principal da imagem, diminuindo as distrações.

 

Qual será o futuro da fotografia?
Acredito que a escassez de fotografias impressas faça o caminho inverso com o passar dos anos, que as pessoas sintam a necessidade de ter algo palpável novamente. E desejo que a nossa profissão seja cada vez mais mensageira. Que tenhamos a habilidade de contar histórias sem legendas!

 

Como você lida com as críticas?
Eu não gosto de receber críticas, e penso que não sou a única 😛 Porém as críticas construtivas são o combustível para o crescimento, e só através dela que o nosso trabalho pode evoluir. Sou muito autocrítica! E quando recebo críticas de alguém procuro filtrar o que é relevante do que é apenas vontade de criticar sem ter embasamento para isso.

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo ou videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
Gostaria sim! Já tive a oportunidade de fotografar ao lado de grandes profissionais, e foi uma experiência incrível. Seria injusto eu citar algum nome, porque acredito que qualquer chance de dividir um trabalho com alguém de outro lugar seria incrível!

 

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?
Eu fotografo casamentos, formaturas, aniversários, ensaios… Gosto muito desse ramo da fotografia social.

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
Nem sempre a inspiração esta ligada a uma pessoa para mim, a natureza me inspira… A Chuva, o canto dos pássaros quando eu acordo de manhã… As cores me inspiram, o design, a música, a Netflix! Mas quando se trata de pessoas não tem como deixar de citar meu marido Josias, os nossos sonhos me motivam! Outra coisa que me deixa super entusiasmada é me arriscar, prova disso foi o casamento que organizamos lá na Colômbia!

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
Uso Nikon D700 e D610.

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
Eu gosto muito de Workshops, assim a gente tem a oportunidade de aprender mais a fundo o que um profissional realiza.

 

O que você procura transmitir com as suas fotos?
Eu quero transmitir um pouco de mim, do meu humor negro, do romantismo, do feminino, das emoções… O Nei usa uma frase no workshop dele que eu adoro “A fotografia não deve ser óbvia, deve ser romântica, enigmática e trazer consigo um certo mistério (Izan Peterle).”

 

Você tem algum Hobbie?
Eu vivo intercalando hobbies, faço artesanato (pinto e bordo, kkkk), faço exercícios…

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
Que pergunta difícil 😛 Hoje é a minha casa! Amanhã não sei!

 

Um sonho realizado?
Meu casamento, que completou um ano em novembro <3 Foi a mais linda aventura, uma experiência que me acompanhará para sempre!

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Eu trabalho há treze anos com fotografia, acredito que o resultado que colhemos hoje tem a ver como tudo o que viemos plantando ao longo desse período! Também devo muito aos meus compadres Beth Esquinatti e Nei Bernardes que sempre acreditaram em mim, me incentivaram para fazer algo melhor. Assim como a toda a equipe de pessoas que já passou por aqui, aprendi muito com todos.

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
Calma! Tudo tem o seu tempo!

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
Contem histórias relevantes. Histórias que façam sentido para as pessoas sobre quem você está falando, mas que também sejam relevantes para você. Os enredos são as coisas mais bonitas que podemos levar da vida, as experiências que vivemos, os lugares que visitamos, os livros que lemos, as pessoas tão interessantes que conhecemos! Isso tudo é mágico!

 

Confira alguns trabalhos de Aline Evelin

3 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *