Pedro Wolf, fotógrafo membro do diretório Inspiration Photographers, indicado ao Lente de Ouro 2017 como fotógrafo revelação do ano, premiado nos concursos Awards e The Best Wedding com lindos trabalhos.

“Caçula dentro de 5 irmãos, cresci em um família que sempre teve uma mala lotada de fotografias. Junto da minha querida esposa Mariana desde os 18 anos, me considero sortudo por ter ganhado mais uma família. Hoje, com 33 e depois de 6 anos de fotografia, posso dizer que comecei a entender o que a fotografia tem reservado para mim. O quanto ela é poderosa em mostrar como nós somos e como podemos passar uma mensagem através dela. A trajetória nunca foi e nunca será fácil, mas importante é como a caminhamos.”

 

 

Como entrou na fotografia?
Foi em 2011, depois do meu casamento. Sempre fui um amante da fotografia e quando estava procurando fotógrafo para meu casamento que me encantei pra valer.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?
Acredito que uma boa fotografia primeiramente deve mostrar algo de interessante acontecendo. As vezes são frações de segundos que separam uma foto mediana para uma grande foto. Melhor ainda se tivermos mais de uma história na mesma foto. A composição precisa ser simples, objetiva, sem distrações e mais “dentro” da ação possível. O último componente é a luz. Antes de utilizá-la a nosso favor, é importante evitarmos que ela seja uma distração, pois nossos olhos sempre são guiados para a parte mais clara da imagem.

 

Qual será o futuro da fotografia?
Muitos tem achado que a fotografia sofrerá mudanças dramáticas por causa da velocidade das inovações tecnológicas. Acredito que o importante é continuar a busca por fotografias que contam histórias, que falam sobre as pessoas, suas vidas, seus sentimentos. Isso independe de tecnologia ou maneira que captamos uma imagem.

 

Como você lida com as críticas?
Já fui uma pessoa com a “guarda” bem alta. Acreditava que era um bom ouvinte, mas não era tanto assim (risos). Com a maturidade e ajuda de outros amigos fotógrafos, passei a entender melhor como as críticas tem o incrível poder de ajudar, de transformar nossas vidas e consequentemente nossa fotografia.

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo ou videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
Ah, com certeza. A lista é grande. Primeiramente com o Nei e com o Robison, por serem dois dos grandes mentores que tenho. Depois a lista se estende com os amigos que fiz pelo Brasil.

 

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?
Eu adoro viajar. Porém nunca fiz uma viagem que fosse exclusivamente para fotografar, para captar a essência do lugar e do povo local. Acabo fazendo fotografias mais turísticas. Uma viagem com esse objetivo seria muito legal.

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
Primeiramente minha esposa, por ser minha fiel conselheira e sincera incentivadora. Depois minha família, pois é a coisa mais preciosa que Deus pode nos dar. A família é o motivo de eu acreditar e valorizar tanto a fotografia de casamento.

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
Para quem está iniciando na profissão, é importante deixar claro que equipamento é apenas uma ferramenta para execução do trabalho. Não adianta uma marreta para pregar um preguinho. Utilizo duas Canon 6D, uma 35mm 2.0 IS e uma 50mm 1.4. Bem simples e leve.

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
Workshops de imersão são fantásticos. Livros também sempre terão seu lugar importante para o conhecimento em qualquer profissão. Os cursos online também tem ganhado importância, pois estão cada vez mais ricos em conteúdo e cada vez mais eficientes na transmissão desses conteúdos.

 

O que você procura transmitir com as suas fotos?
Uma história com uma narrativa bem desenvolvida. Cronologia, espaço e personagens. Esse último, o mais importante e mais desafiador, pois cada casal e família tem suas características, seus valores e essência.

 

Você tem algum Hobbie?
Vários (risos). Na área dos esportes, jogar basket (paixão desde os 13 anos), pesca e caça submarina. Também tenho o lado geek, assisto muitos filmes, séries e adoro video-games. Viajar, sem dúvida é o melhor de todos. Por último e mais frequente é ouvir música. Rock n roll está sempre tocando no trabalhando no escritório, no carro, em casa, no banho 🙂

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
Qualquer lugar ao lado da minha esposa fico satisfeito em chamar de lar.

 

Um sonho realizado?
Viajar o mundo. Aos poucos estou realizando esse sonho.

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Trabalhando duro, tendo persistência e não tendo medo de errar, se for da vontade de Deus, podemos alcançar voos cada vez mais altos.

 

O que motivou você a se tornar parte do Inspiration Photographers e como sua participação no diretório ajudou na projeção do seu trabalho?
O que me motivou e me motiva fazer parte do Inspiration Photographers é ter a oportunidade de balizar o meu trabalho em uma associação de respeito e prestígio e com participantes tão incríveis e competentes. Acredito que a busca pelas premiações e destaque é extremamente saudável, ajuda a sempre estar querendo fazer um trabalho melhor, mais autoral e quem sai ganhando são os clientes. Sem contar com a interação que podemos ter com toda a comunidade da fotografia.

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
Essa é difícil responder (risos). Apesar do caminho não ter sido fácil, e vai continuar não sendo, tudo tem acontecido no devido tempo. Todo o processo de crescimento tem ocorrido de forma natural e necessária. Se eu deixasse um recado para cada tropeço que tive, o aprendizado ao levantar não teria tido efeito.

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
Um simples e impactante versículo bíblico que nos ensina a entregar tudo a Deus. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.Pr 16:3

 

Confira alguns trabalhos de Pedro Wolf

8 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *