David Hofman, mora em Brasilia, fotógrafo membro do diretório Inspiration Photographers, consta em sua galeria lindas fotos premiadas em Awards.

 

 

Como entrou na fotografia?
Sempre fui apaixonado por artes em geral e sempre registrei vários momentos ao meu redor mesmo que de forma amadora sentia a importância do que estava fazendo. O caminho para a profissionalização se tornou concreto quando tive a oportunidade de ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, onde me formei após dois anos de estudo intenso no curso de Foto-Inteligência. Um ano após a conclusão do curso, em 2014, decidi estudar a fundo a parte de fotografia social e me encontrei na fotografia de casamento. Em janeiro de 2015 eu estava fotografando meu primeiro casamento.

 

Em sua opinião, quais são os componentes mais importantes para uma boa fotografia?
Pergunta complexa! Resposta, um tanto mais subjetiva, porém compreensível. Vários pontos merecem destaque. Posso pontuar técnica, edição, composição, criatividade, e outros que juntos tornam-se bases importantes para captar emoções, momentos decisivos, e criar quadros de impacto e outros elementos indispensáveis para eternizar com maestria momentos únicos.

 

Qual será o futuro da fotografia?
O futuro parece que chega cada vez mais rápido e com ele a evolução o domínio e o imediatismo. Torço para que as memórias permaneçam nas mentes e corações assim como também nos papéis silk e que a importância da qualidade e tamanho dos Megapixels nao seja maior que o valor das histórias captadas.

 

Como você lida com as críticas?
Recebo com bastante atenção e respeito, afinal críticas produzem movimento e movimento é sempre responsável em algum momento por uma fissão, quebra, atrito no nosso modo de pensar que confronta o interior produzindo energia que alimenta novas ideias.

 

Gostaria de fotografar um trabalho junto com algum colega fotógrafo ou videomaker no mundo que admire? Se sim com quem gostaria?
É claro! Ja realizei muito sonhos ao fotografar com grandes ícones que agora são amigos. E para não ser injusto e deixar de citar os muitos que admiro resumo deixando o grande sonho de fotografar em todos os continentes com grandes nomes que admiro em cada canto do mundo e principalmente levar comigo os amigos que me cercam.

 

Você faz algum outro tipo de fotografia além da sua profissão ou pensa em fazer?
O documental me encanta. Fotografar sem rotina, sem roteiro, o dia-a-dia imprevisível pode ser uma experiência incrível e transformadora.

 

Quem te inspira na sua vida e quem o inspira na sua carreira e porquê?
Tenho muitas referências, quem me inspira são vencedores, pessoas que se destacam em meio a um mundo onde a maioria pensa que ser diferente é agir todos os dias de forma igual. Jesus Cristo, o maior influenciador que a terra ja conheceu, Airton Senna e suas lições sobre superar limites, Guilherme Sá e suas poesias sonoras, Paulo de Tarso líder incansavelmente extraordinário e muitos outros. Em minha carreira meu grande agradecimento não poderia deixar de ir ao talentoso Anderson Marques, fundamental na minha caminhada ter a ajuda de um amigo humilde, presente e acessível a todos, não é a toa que é um dos grandes destaques na fotografia Brasileira atualmente, esse destaque profissional tem sua base no fato de ser um fantástico ser humano.

 

Qual equipamento você usa atualmente para trabalhar?
Nikon D750 + lentes com range de 14 a 400 + Fish Eye e uma fabulosa Macro

 

Que recursos você prefere usar para aprender novas técnicas e se manter atualizado na profissão, por exemplo, palestras, workshops, cursos on line, livros?
É fundamental para o fotógrafo se manter atualizado e motivado. Consumo produtos para fotógrafos como workshops, congressos, cursos on line, livros Dvd’s e participo das associações de fotografia de casamento pelo mundo que me deixam por dentro das novidades e de onde tem saindo as tendências que acabam trazendo um grande movimento transformador pelos continentes.

 

O que você procura transmitir com as suas fotos?
Emoção, impacto, fazer alguém parar por um instante e oferecer em troca de memórias capazes de transformar o interior um dos bens mais preciosos e escassos dos últimos anos: o seu tempo.

 

Você tem algum Hobbie?
Ah vários… a música e o teclado, conhecer novas pessoas, pintura e desenho, alguns games, muito futebol e é claro a fotografia. 😀

 

Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo para viver qual seria?
Onde estiverem acontecendo mais casamentos e lindas famílias se construindo!!!

 

Um sonho realizado?
Ser um bom pai.

 

Que fatores você acredita que contribuíram para você ter chegado até onde esta hoje?
Como não a importância de onde estou pra você não sei te falar assim tão rápido(rsrsrssrsr), mas posso te mostrar, pergunte-me como!

 

O que motivou você a se tornar parte do Inspiration Photographers e como sua participação no diretório ajudou na projeção do seu trabalho?
Acredito q se alguém deseja ser vencedor deve começar por aprender o que fazem os vencedores mas também lavar os pés dos que mais precisam de você, seja de um prato de comida, um conselho ou um abraço. O desafio me motivou a me tornar parte do Inspiration Photographers, o aprendizado, a vontade de superar meus limites e o privilégio de poder inspirar alguém e buscar ser um vencedor, humilde, presente e humano. O diretório tem sido fundamental na projeção do meu trabalho para o mundo sendo amplamente notado por clientes, amigos e colegas de trabalho.

 

Se você pudesse enviar uma mensagem para você mesmo 5 anos atrás, qual seria essa mensagem?
“Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”

 

Deixe seu recado para o mundo aqui sobre o que quiser.
“Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa”. Albert Einstein

 

Confira alguns trabalhos de David Hofman

www.hofmanfotografia.com.br

One Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *